top of page

Rafael Gloria

Jornalista e escritor

Nasci em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde vivo desde 1988. Sou formado em jornalismo (2012) e sempre gostei de escrever. Logo no começo da minha carreira no jornalismo descobri a paixão e a afinidade pela Cultura. Desde então, venho desenvolvendo trabalhos e projetos no jornalismo cultural.

 

Sou fundador e diretor executivo do Nonada Jornalismo, uma organização sem fins lucrativos que articula cultura, jornalismo e educação como pilares para a transformação social. Trabalho em cargo de gestão, mas durante esses quinze anos, já fiz praticamente de tudo dentro da organização. Cresci no jornalismo e na vida com o Nonada, que entende a cultura como um campo amplo e plural, que vai além da produção artística para ecoar as múltiplas vozes que compõem a diversidade brasileira. Busco trabalhar na interseção entre jornalismo e cultura, defendendo novas abordagens para a cobertura cultural. Atualmente também sou um dos responsáveis por organizar projetos do Nonada e fortalecer o institucional da organização.

 

Volta e meia também faço freelancer de reportagens culturais para jornais. Editei revista de cultura, zines de perfis jornalísticos literários, apresentei programas de rádio, e trabalhei em assessorias de imprensa.  Em 2019, fiz mestrado na área da Comunicação na UFRGS, onde trabalhei com história cultural, fazendo uma espécie de biografia do Coojornal, publicação da imprensa alternativa brasileira durante o período da ditadura militar. 

 

Também ministro oficinas de jornalismo cultural e de perfis jornalísticos, trabalhando conceitos de memória. Já fiz podcasts, como Quando Chegou Carta, de leitura e contextualização de missivas. Gosto de ouvir as histórias das pessoas, conhecer as trajetórias de locais e depois colocar em palavras. Estou preparando um livro de perfis de escritores contemporâneos do Rio Grande do Sul, nesse meu lado da "não ficção".

 

Foi gostar de escrever e de ler que me levou ao jornalismo, lá atrás. Mas a vontade de escrever ficção nunca deixou de existir. Ao longo da minha trajetória participei de diversas oficinas e grupos de escrita. Publiquei contos em algumas coletâneas e estou escrevendo um livro de narrativas curtas. Também participei de jurado do prêmio literário Minuano em 2025, um dos mais importantes do Rio Grande do Sul. No decorrer da minha trajetória quero investir ainda mais nesse lado.

Rafael Gloria 2.jpeg

Endereço

Porto Alegre, RS

Whatsapp

Melhor por e-mail -->

Email

Redes Sociais

  • LinkedIn
  • Instagram
bottom of page